NardoGrey E90

      Este pode ser o derradeiro artigo no nosso site até à mudança de servidor. Estamos neste processo à um ano, cansados de promessas de muitos que só procuram pequenas marcas para explorar e crescer penalizando a qualidade do nosso trabalho e principalmente, quem nos procura como marca para produzir conteúdo. Mas temos prazos a cumprir, trabalhos para entregar e sendo assim, comprometemo-nos a adiar mais uns dias essa migração de domínio para vos apresentar este projecto. E sim, fomos novamente responsáveis pela revelação de mais um projecto que certamente marcará presença em alguns eventos nacionais, agora que os mesmos começam a surgir com a libertação das atividades sociais. É tão bom respirar sem máscara, sem limitações de maior, mas sempre com a consciência de que ainda não nos livrámos do sarscov2 e que como tal, existem ainda alguns comportamentos que temos de manter.

      Da margem sul do Tejo, mais propriamente da zona de Setúbal para o mundo, eis este projecto, com base num BMW E90 de motorização diesel mas cuja inspiração foi claramente a versão M3 que é tão rara na vertente sedan de 4 portas. Mas antes que pensem que é apenas mais um 320d com kits, absorvam as fotos e leiam o nosso artigo, pois tem muitas horas de sono perdidas e muito investimento do Hugo, o seu dono, projectista e mentor deste NardoGrey E90. E o que dizer da zona onde estamos? Claramente cada vez mais enamorados pela zona industrial da Mitrena já no extremo sul da zona de Setúbal, esta área tem uma mistura de cenários que nos ajuda imenso à produção de conteúdo, bem como a estarmos completamente à vontade a fotografar, filmar e fazer algumas coisas que noutros locais seriam impensáveis (ou no mínimo, imprudentes).

Detalhes que fazem este E90.

       O Hugo contratou-nos com uma ideia clara em mente: mostrar o seu projecto, de todas as formas que nós na All Wheels Photography podemos fazer. Temos este artigo, completamente personalizado como é nosso apanágio, produzimos também um clip vídeo que podem ver no youtube e anexado a este artigo e ainda irá ter acesso a um álbum físico deste artigo, algo que poucos clientes aderem mas que continua a ser um dos nossos ex-libris dado que somos já um pouco antigos e valorizamos também o conteúdo físico, palpável e a excelente sensação que é segurar um livro onde o destaque vai para o que fazemos com as fotografias e com o texto que aqui podem ler. E sim, isto vai estar escrito no álbum!

     Voltando ao BMW. A manhã começou bem cedo, num sábado, para aproveitar não só a calmaria da zona bem como as temperaturas mais amenas e principalmente, a excelente luz do inicio do dia. Por isso eram 7h da manhã e já estávamos em campo, prontos para começar a fazer deste BMW uma estrela. De baterias carregadas (máquinas e drone) e de cartões livres, lá fomos conhecer este projecto bem como toda a ideia por trás do mesmo e todas as aventuras, limitações, riscos e investimento que usualmente estão inerentes a projectos automóveis mas que poucos gostam de partilhar e que muitos desconhecem. Para terem uma ideia, foi só mais ou menos um ano de evolução, desde o início deste makeover até ao dia em que o fomos eternizar fotograficamente e claro, através do vídeo também.

Diferentes localizações, o mesmo estilo. Este BMW fica bem em qualquer um dos locais escolhidos.

 

      Começamos por perceber com o Hugo o que ele pretendia. E não podia ser melhor. Total liberdade quer no vídeo, quer nas fotografias, para captar a essência deste projecto e principalmente, mostrar o que foi feito. Começamos claro por filmar alguns detalhes e planos fechados para colmatar os maiores no vídeo. Enquanto um de nós fazia isso, o outro ia fotografando os detalhes que tanto gostam de ver nos nossos artigos. Com a luz a subir cada vez mais, optamos por colocar o drone no ar e registar algumas passagens e planos aéreos. E que bonito fica este BMW nesta luz. Pintado (e não forrado) neste tom cinza tão conhecido da nata automóvel, este Nardo Grey realça as linhas deste BMW, principalmente os alargamentos da chapa nos painéis traseiros, de cerca de 3cm de cada lado, para albergar e esconder melhor as jantes. A luz da manhã mostrou-se essencial para não queimar o tom cinza e para destacar os pontos de cor que este BMW tem e que iremos descrever.

       Como já viram nas dezenas de fotos até este ponto, o foco principal do Hugo neste projecto foi o estilo M3. E isso é claramente evidente em todos os detalhes e áreas deste E90. A frente tem o para-choques do M3 com um generoso lip inferior que une as duas extremidades e que acaba por acentuar o estilo mais agressivo da frente. Além disso, temos as grelhas pintadas de negro, que faz uma ligação ao referido lip e a outros detalhes e que escondem as barras internas com o mesmo tom das pinças de travão. Os faróis com sistema bi-xénon foram também eles alvo de personalização interior, tendo sido escurecidos e selados para evitar humidade. E se acham que isso por si só é algo simples, o que dizer do capot M3 original, que complementa esta secção do E90 de uma forma fenomenal. Agressividade misturada com a subtileza de um estilo desportivo, sem dúvida.

O perfil deste BMW deve ser o seu melhor lado, sem dúvida!

       Já no perfil esse blending de estilos agressivo e desportivo une-se de uma forma coesa e muito agradável de ver e fotografar. Claro que ajuda imenso a alcançar este estilo as ferramentas de hoje em dia no que concerne a suspensões e jantes, tendo esses dois fatores um papel preponderante neste projecto. Suspensão a ar Air Mext que aqui é levada ao extremo de baixar quase até encostar o chassis ao chão (que só não acontece devido ao tamanho generoso das jantes) é algo já obrigatório neste estilo de projectos. E sim, falemos das jantes. Rotiform TBT de seu nome, com umas impressionantes 12 polegadas de largura atrás e 9,5 na frente, aumentando ainda mais o feeling possante deste BMW. Escondem (ou tentam) a travagem do BMW M4, que ocupa bem o espaço criado pelas 19 polegadas de diâmetro das TBT.

      Além do set rolante e da suspensão, há algo mais nesta secção. Os guarda-lamas M3 com o detalhe a amerelo flurescente igual às barras frontais e à travagem acentua o carácter desportivo e claro, a imagem M3 exterior. Vidros escurecidos e as embaladeiras M são o topo do bolo que é este projecto. Mirar este BMW de perfil acabou por nos deixar um pouco «enfeitiçados» e isso repercurtiu-se na quantidade de fotos que temos neste ângulo. As nossas desculpas por isso… mas agora que as estamos a ver todas juntas, no contexto do artigo, não podíamos ficar mais satisfeitos por não limitarmos a nossa criatividade neste campo. E apreciem este perfil, para agora passarmos à traseira que não é menos imponente.

     E não, de todo. Aqui a temática M3 torna-se ainda mais evidente com as quatro ponteiras encaixadas no pára-choques M3 a assumir as responsabilidades de se anunciar nas estradas portuguesas. Depois e subtilmente, temos o spoiler da mala integrado, estilo CSL que acaba por não ser muito acentuado mas age como uma espécie de ducktail e acentua o estilo desportivo deste BMW. Isso e os farolins, em led e escurecidos que fazem um excelente conjunto com o emblema em dois tons (preto e branco) e com as ponteiras M Performance. Apesar de não ser um verdadeiro M3, o estilo e aspecto fazem-nos ficar apaixonados por ele, sem dúvida.

     Antes que o sol ficasse mais alto, e para aproveitar o fresco que já era pouco, abrimos as portas e fomos explorar o interior deste familiar. O habitáculo é BMW, puro, logo não esperamos menos que qualidade em todos os detalhes. Apesar de se tratar de um BMW já com quase 20 anos no ativo, este modelo acabou por marcar uma viragem nos modelos da marca bávara e como tal, gerações seguintes e outros modelos de segmento inferior ou superior seguiram as pisadas estéticas deste E90. Com o tejadilho, pilares e bancos em tons de preto e cinza, respira-se estilo e conforto a bordo. O tablier com um friso MPerformance a meio é o centro das atenções, se estivermos sentados, com o sistema multimédia a ocupar toda a consola central junto ao comando da suspensão. Além disso, e como fã da Marvel que o Hugo é, temos a máscara do IronMan numa das suas variantes a tapar o botão de start-stop, um detalhe fantástico (já que também somos team Marvel).

      Mas as estrelas, se assim podemos dizer, deste interior são as fantásticas baquets Recaro CS Performance, integralmente personalizadas para combinar com o resto do interior, com alcântara e pele, tal como o volante. Além de vistosas e bonitas, estas Recaro acabam por ser até aceitáveis no conforto, sem pecar na beleza. E se espreitarmos os bancos de trás, vemos que a filosofia foi mesmo da personalização, eliminando o lugar central (que honestamente, nenhum BMW devia ter) e criou-se um banco de raiz, com lugares encaixados, no mesmo estilo de pele e alcântara, de forma a melhorar o conforto de quem neles viaja e claro, dando um toque muito especial e único a este habitáculo.

      Já com a manhã bem avançada, era altura de aproveitarmos que ainda havia pouco trânsito na zona (ao fim-de-semana há sempre os ciclistas e pescadores da zona), para umas fotos em andamento, pela porção da estrada que representa o trecho final da Mitrena, paralelamente à Lisnave. Usamos ainda o drone para algumas filmagens aéreas a circular e claro, encontramos sempre novos locais para fazer mais umas fotos, seja a brincar com desfoques, ou com a colocar os barcos no estaleiro como fundo, tudo serviu como desculpa para no final da sessão, termos mais de 400 fotografias para escolher e editar. E se acham que é fácil, desenganem-se… pois gostamos de todas de igual forma, tornando o processo de selecção muito difícil.

    Paramos as máquinas fotográficas, aterramos o drone e sentamo-nos à beira da estrada a contemplar o local e este projecto. Percebemos rapidamente que todo o trabalho colocado neste BMW E90 foi do coração, foi bem pensado e bem executado. E que se tornou o menino dos olhos do Hugo, que procurou colocar na prática as ideias que vinha a ter já há alguns anos. Se o vamos ver em eventos nacionais, ainda não sabemos, mas que tem todo o estilo e critério para os frequentar e até vencer prémios, disso não temos dúvida. E agora que deixaram o vosso telemóvel / computador descansar de tanto carregar fotografias, limpem a cache e desfrutem do vídeo que aqui colocamos, que acreditamos ser a cereja no topo do bolo que é este artigo. Hugo, obrigado pela preferência!