Little Cayenne

         Ainda na saga dos trabalhos feitos para a Garagem 87 e a Second Skin Design, trazemos hoje um SUV. Não é habitual na All Wheels Photography mostrarmos artigos sobre SUV’s mas este também não é um qualquer SUV, ostenta o brasão da marca de Estugarda e isso por si só já nos fez saltar do sofá assim que o Eduardo e o Nuno (da G87 e da 2ndSkin) nos disseram que estava pronto. E apesar de ter sido «de fugida», deu para apreciar o belíssimo trabalho de protecção com PPF e claro, detalhe integral com tratamento cerâmico e protecção de pintura deste fantástico Porsche Cayenne Coupe E-hybrid. Sim, nome comprido e algo estranho para um Porsche, especialmente por ter ali a palavra híbrido, nome que começamos a habituar-nos dado que cada vez mais os fabricantes apostam nestas combinações gasolina-eletricidade ou até gasóleo-eletricidade, de forma a baixar os níveis de emissões dos seus modelos.

        Os modelos SUV são cada vez mais a escolha de muitos dos compradores de automóveis atualmente. Têm bastante espaço para bagagem e ocupantes, acabam por oferecer aquela «liberdade» de poder enfrentar terrenos menos lisos e também ajudam ao condutor a ter uma percepção mais elevada, digamos, da estrada. Podem não ser verdadeiros desportivos, mas muitos deles mostram aptidões estradistas impressionantes. Aliás, é exemplo disso os Cayenne e Urus, da Porsche e Lamborghini, por exemplo, cujas prestações estão ao nível dos modelos com que partilham motores e outros sistemas dinâmicos dentro das suas marcas. Claro que a maioria das pessoas não vai pegar num SUV e fazer uma viagem todo-o-terreno mas acreditamos que subir passeios e até percorrer estradões de terra batida serão mais fáceis e claro, menos «causadores» de danos nos carros em si.

       Apesar da Porsche ser conhecida pelos seus desportivos, à muito que se aventurou no mundo dos SUV’s. Aliás, das marcas premium foi mesmo a primeira e já conta com mais de 20 anos a fabricar modelos com altura ao solo bem generosa. As versões S e Turbo são habitualmente bastante espertinas e dignas de serem chamadas desportivas, com prestações muito boas para o peso e toda a panóplia de diferença que têm na sua construção e claro, forma como se comportam em estrada. Em 2019, a Porsche resolveu «encolher» ligeiramente o seu best-seller Cayenne e dotá-lo com linhas mais esguias, mais elegantes e menos «SUV». A traseira ganha uma inclinação mais acentuada, como um coupé e a marca passou a chamar-lhe Cayenne… Coupe, obviamente. A par desta inovação estética, a Porsche resolveu colocar também todos os motores existentes nas versões Cayenne e Panamera, nomeadamente o diesel e o E-Hybrid, que equipa esta versão.

      Entrando na dinâmica, este Cayenne Coupe conta então com um V6 Turbo a gasolina, combinado com um motor elétrico que ajuda a baixar bastante o consumo médio. São 340 kW/462 cv’s combinados e a capacidade anunciada (e com tento no pé direito) de fazer 40 km’s em modo elétrico, baixando o valor médio de consumo para os 3,7 l/100 km (valores da marca). Mas como na AWP interessamo-nos mais pelas capacidades dinâmicas que propriamente pela forma como esvazia o depósito, interessa escrever aqui que este Cayenne consegue cumprir em menos de 5,5 segundos o sprint dos 0-100 km/h. Tudo isto num SUV com o lettering hibrido de lado!

       O futuro é elétrico, dizem. Nós não nos importamos que assim seja, mas esperamos que nunca se esqueçam dos amantes do som, do cheiro e da alma que um automóvel com motor a combustão tem. E isto, nem com som de escape a sair das colunas do rádio e com pequenos zumbidos a anunciar a chegada do carro elétrico conseguem fazer apagar da memória de um petrolhead. Sim, é facto que o mundo está «sujo», tem poluição a mais e temos de fazer algo por isso. Estes híbridos parecem ser uma excelente solução e uma ótima forma de conseguir atingir esses objectivos. Mas seja um Porsche ou outro, seja a gasolina, diesel, elétrico ou a hidrogénio, a reter neste artigo está a importância de proteger, manter e cuidar do automóvel, como peça de arte, como extensão de nós próprios, seja ou não um modelo de coleção ou apenas um meio de transporte. E nisso o detalhe e cuidado que a Garagem 87 oferece nos seus serviços é ímpar. E claro, se quiserem proteger a pintura, nada como recorrer ao PPF (paint protection film) que neste caso foi disponibilizado e aplicado pela Second Skin Design.