EuroCrew 2021

      Os eventos automóveis estão em grande parte, cancelados. Não precisamos de escrever o porquê dado que todos nós já sabemos, a esta altura, como andamos a nível nacional e mundial à conta do famoso vírus. Continuamos na esperança de ter tudo controlado e que a vida volte a um normal minimamente aceitável o quanto antes, mas o que é facto é que continuamos a assistir a muito descontrolo, falta de noção e principalmente, ignorância e egoísmo. Nas nossas sessões fotográficas e idas a eventos continuamos a utilizar máscara e pedimos sempre que os clientes o façam sempre que a distância entre nós seja menor que os 2 metros preconizados. Também temos noção de quando estamos em maior risco ou não, e dado que as nossas sessões são ao ar livre, defendemos a continuidade desta nossa atividade.

O grupo VAG foi um dos mais representados neste evento.

      Mas não vimos a este artigo falar do COVID, até porque como já viram pelas fotografias, há locais e países onde já começam a conviver com o referido vírus como se algo sazonal fosse. Com os cuidados e precauções básicos e a vacinação de todos, é assim que iremos fazer também. Mas enquanto isso não acontece, e com controlo e vigilância, lá fora vão decorrendo alguns dos mais conhecidos e famosos eventos. Nos nossos vizinhos espanhóis, um dos mais conhecidos é o EuroCrew que se realiza anualmente em Valência e que, apesar de decorrer num espaço fechado (Espaço de Feiras de Valência), houve controlo e vigilância no uso de máscaras e distanciamento social. E como nós na AWP estávamos impossibilitados de lá irmos, confiamos ao João Reis da Downlowit para nos fazer a recolha fotográfica para que com a nossa edição, vos trouxéssemos estas fotografias.

Cores fortes atraiem mais atenção. Cada vez mais esse facto é tido em conta no momento de construção de um projecto, seja de que vertente for.

       Como já dissemos, este evento decorreu no Espaço de Feiras de Valência que é o segundo maior do género em Espanha e um dos mais modernos da Península Ibérica. Serviu principalmente para festejar o 5º aniversário do Clube EuroCrew, que começou a organizar o evento em 2016 como forma de juntar amigos, membros do clube e aficionados pelo estilo Stance, JDM, Eurolook num fim-de-semana, atraindo participantes e visitantes um pouco de toda a Europa. Ainda que a maioria dos expositores sejam espanhóis, não faltam projectos da Suíça, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Reino Unido e até de mais longe como os países escandinavos.

      Por ser um evento preparado e organizado de forma muito detalhada, o primeiro dia do evento fica reservado à chegada dos expositores para uma reunião inicial. Depois todos os carros são expostos no salão segundo indicações do staff do evento e principalmente de forma a garantir rotas de fuga em caso de uma emergência, por exemplo. Depois de carros e expositores arrumados, os participantes podem visitar a exposição de uma forma mais privada pois apenas domingo, segundo dia, é que as portas abrem ao público geral. Os carros brilham, são limpos ao pormenor e expostos no seu esplendor, de forma a atrair as atenções. Podemos ver modelos tão distintos como um Honda Prelude ou um Audi R8. Temos estilos JDM, stance, versões EuroLook e até já começam a aparecer kits de carroçaria que só estamos habituados a ver em vídeos dos EUA ou Japão.

      Claro que um evento destes não pode decorrer sem portugueses. A comitiva maioritariamente do norte do país fez-se à estrada ainda na sexta-feira e toda a viagem decorreu sem problemas. Mais do sul foi o nosso enviado, no seu Audi A8 V8 TDI (cujo artigo podem rever aqui) para visitar e claro, recolher estas fantásticas fotografias. Os expositores portugueses são nossos conhecidos, alguns já fotografados em detalhe por nós (como é o caso do VW Bora do Tiago, que podem também espreitar aqui) enquanto que outros apenas conhecemos de eventos por cá mas que nos enchem as vistas quando os encontramos quer nos referidos eventos, quer em publicações nas redes sociais.

     Podem achar que são «malucos» os que fazem centenas de quilómetros para participar nestes eventos. Podem pensar que não há «amor» ao dinheiro e que é uma parvoíce. Já nós acreditamos que isto é o espírito de resiliência que nos move, quer a quem expõe, quer a quem vai apenas para visitar, fotografar, dar força aos expositores. Aliás, sempre referimos que a melhor parte dos eventos é a viagem e a partilha de memórias com quem participa neles. E que saudades temos de nos levantar de madrugada para percorrer quilómetros com um grupo de pessoas que têm o mesmo gosto, a mesma paixão e a mesma «pancada» que nós. Continuamos a tentar eternizar esses momentos, enquanto os tempos não melhoram para que possamos fazer isso regularmente! Não podemos terminar sem agradecer novamente ao João Reis da Downlowit pela recolha e envio das fotografias e à organização do EuroCrew por não desistir e ter proporcionado um evento deste nível!

      Deixamos um bónus no nosso artigo. O trabalho de mais um português presente, o André da Fastworks Media, que gravou umas imagens… enjoy!