Coimbra Connections I – Leon 1P

       O nosso trabalho tem sido bastante recompensador principalmente nos contactos que temos feito. Um pouco por todo o país temos aumentado o nosso leque de clientes mas principalmente de amigos que nos recebem na sua terra, nos mostram o que visitar mas principalmente, nos levam a comer bem e sempre em boa companhia. Este artigo é o primeiro de dois que provêm da nossa ida à cidade do conhecimento, Coimbra. Há dois anos fizémos o mesmo mais a norte e daí também resultaram dois artigos excepcionais. Por isso e depois de pensarmos um pouco sobre o assunto, decidimos fazer estas espécie de visitas de estudo de forma mais frequente, desde que se reúnam algumas condições para o fazer pois, como sabem, o preço do combustível não baixa e claro, há sempre despesas. Mas tudo isto para pedir aos nossos seguidores que estejam atentos às nossas storys no Instagram pois vamos anunciando estes dias especiais.

      Como já perceberam, este artigo é sobre um Seat Leon que, apesar de termos parceria com o LeonClub.pt, é o primeiro a figurar no nosso website. E não podíamos começar de melhor forma sem ser com um projecto completo de «fio a pavio» e cheio de detalhes que nos fizeram abrir o olho e ficar espantados. A atenção e cuidado depositados neste projecto merecem toda a nossa dedicação especialmente porque acreditamos que este Leon passa um pouco despercebido talvez por ser preto, talvez por ser uma base que há muito por aí, provavelmente por ambas as razões, mas «percam» um pouco do vosso tempo e espreitem bem as fotografias de forma a verem bem o que este Seat tem. Mas queríamos, antes de entrar nos detalhes do carro em si, romancear o nosso dia pois a envolvência social e a forma como fomos recebidos deve ser também referido.

O ar musculado deste Leon tem muito impacto por onde passa, mesmo numa zona histórica como esta.

      Este artigo é uma espécie de primeira parte de duas, dado que fomos até Coimbra fotografar dois carros. E tudo começou há uns meses quando o dono do outro carro, Micael, venceu um concurso nosso, no Instagram. Após algumas tentativas falhadas de combinar a sessão, ora por indisponibilidade de ambas as partes ou por detalhes a melhorar no carro, fomos adiando até que surgiu a oportunidade de, no final de Agosto, irmos ao centro do país. Mas para ajudar na deslocação, era interessante arranjar mais interessados e após um anúncio no Instagram e claro, palavras encorajadoras do Micael ao seu amigo João, dono deste Leon, estavam escolhidos os dois «meninos» a serem objectos de culto num dia quente de verão.

       Chegados ao dia das sessões rumámos a Coimbra. E voltamos a dizer que acordar cedo para estes dias de petrolheads nunca nos custa, dado que vamos fazer o que gostamos. Fomos calmamente pela autoestrada a gerir e organizar o dia, pois tínhamos como principal objectivo dividir esforços e cada um de nós fotografar um dos carros para no final, nos juntarmos para fazermos o gosto ao dedo nas tão desejadas e apreciadas rollingshots. Sem nos apercebermos, chegamos à cidade de Coimbra e dado que ainda tínhamos tempo, fomos dar uma volta e espreitar alguns dos recantos da cidade e deixem que vos diga, quanto mais exploramos, mais vontade tínhamos em mudar o HQ da AWP para lá. É uma cidade pitoresca, que tem tanto de clássico e histórico como bonitos edifícios modernos, arquitectura de vários períodos que contrastam com zonas residenciais mais contemporâneas. Temos ruas sem carros estacionados e zonas de grande afluência, temos jardins e claro, o rio Mondego. É uma cidade que preenche todas as caixas de opções no que concerne à fotografia.

      Como tal, locais para fotografar não seriam difíceis. Pois… não, o facto de haver muita escolha e de se ter objectivos específicos para esta sessão condicionou-nos um pouco o local. Havia ainda o factor cor do carro que, como sabem, limita sempre, especialmente em carros pretos, detalhados e muito brilhantes. A aposta mais segura seria sempre uma zona à sombra, com contraste de cor que fizesse saltar à vista o preto profundo deste Seat Leon. Optou-se por uma primeira parte junto às Universidades, local que já tínhamos previamente usado (embora em pequena parte) quando viemos a Coimbra fotografar um Golf V GTI. A segunda parte das fotos foi junto ao baloiço situado no miradouro, onde se pode ver Coimbra de uma forma surpreendente. Bem, enquadrados com o carro e com toda a «cinemática» da escolha do local, vamos continuar, sim?

Pedimos autorização para estacionar aqui, ok? *cof cof*

      Dia de carros e pessoas porreiras não seria normal sem uma boa refeição bem regada. Mesmo antes de começar a fotografar, reunimo-nos à mesa com o João e o Micael (e com a sua noiva) no Dux Café onde outro amigo do grupo, o Ivan, nos recebeu muito bem. De barriga composta e sede tratada, separamo-nos então para aquilo que viria a ser uma espécie de vis-a-vis de duas sessões, com um único objectivo: dar o nosso melhor a cada um dos nossos clientes. O João aproveitou no caminho até ao local para nos dar a conhecer em detalhe o seu projecto e fomos enriquecendo o nosso conhecimento automobilístico com alguns dos pormenores deste Leon. Na zona das universidades, que achavamos que estaria calmo dado que era um sábado de Agosto, não contavamos com… a enchente de pessoas, turistas e estudantes, que já povoavam as ruas, abordando-nos sobre a cidade, se conhecíamos determinados locais e houve até quem nos quisesse contar a história do edifício onde nos encontravamos, algo que agradecemos, claro.

      Mas… a única história que vos queremos contar aqui é a deste Leon. Esteticamente falando e apreciando este Seat orgulhosamente estacionado no meio da estrada, é um carro simples mas bonito. Aliás, atribui à palavra simples um significado que gostamos muito de ressalvar, pois somos muito adeptos do simples, bonito e eficaz. Conforme dissemos anteriormente, ao olhar para este Leon de uma forma global, parece-nos um simples Seat, mas vamos a factos: não é. A frente tem o para-choques FR com um lip da Maxton, marca que tem-se tornado popular por produzir peças estéticas para praticamente todos os veículos existentes, atribuindo-lhe um ar mais agressivo e desportivo. A grelha frontal Linea R com aro em carbono «perde-se» no preto brilhante da carroçaria mas +e um detalhe muito bom deste projecto. Claro que não podia faltar os faróis Bi-Xenon OEM, sem invenções que dá à «cara» deste Leon um «olhar» surpreendido mas decidido.

      Temos ainda películas nos vidros frontais e escurecidos de fábrica atrás, embora seja um opcional que o João também instalou, pois não trazia de série. Aproveitando que estamos a descrever já um pouco da lateral, foquemo-nos no que interessa nesta zona: jantes e suspensão, dois dos principais responsáveis pela postura deste Leon na estrada. As jantes Motec Ultralight são de 19 polegadas, 8,5 de largura na frente (com 215/35) e 9,5 atrás (com 225/35) e escondem (bem, na realidade até evidenciam) a brutalidade de travagem que este Leon tem. Na frente as maxilas são de um Panamera com tubos de malha de aço e os discos são de 365 mm enquanto que atrás monta pinças do Scirocco R com discos de 356 mm da Audi. E sim, podem achar que é muito poder de travagem para o carro em questão mas digamos que a mecânica está à altura do desafio, se é que nos entendem *inserir smile a piscar o olho*.

Temos fans de BBK por aqui?

     E já que falamos da lateral, do perfil deste Leon, das jantes e travagem, falemos também da suspensão que, como dissemos antes, é parte da alma da postura (do stance) deste modelo espanhol. E aqui há logo que agradecer ao Micael, dono do BMW cujo projecto iremos dar a conhecer a seguir, por dar uma mão (ou as duas) na montagem e tratamento da suspensão deste carro. Como já perceberam pelas fotos que colocamos até aqui, este Leon recorre a suspensão a ar da TA Technix com gestão AirLift v2 e é estranhamente confortável, até nas estradas mais imperdoáveis da cidade do conhecimento. Claro que há sempre algum solavanco e dificuldade em negociar aqueles buracos mais complicados mas para o carro em questão, é algo perfeitamente aceitável e capaz de se tolerar sem esforço.

     Antes de irmos ao interior, onde muito também foi alterado, resta-nos escrever um pouco sobre uma das zonas que mais vêm deste carro *cof cof potência fortíssima deste Leon*, a traseira. Aqui a inspiração veio do modelo Cupra R, de onde migraram os farolins em led e o aileron traseiro, tudo original da Seat. A bagageira também foi alterada e provém do restyling feito em 2010. No pára-choques original, o difusor foi trocado por um da Maxton, mais uma vez, com espaço para albergar as duas ponteiras de 100 mm responsáveis em parte pela rouquidão da «voz» deste Leon. E foi com esta banda sonora que aproveitamos para espreitar o interior.

         Aqui a lei ditou: colocar tudo o mais OEM possível, dentro do grupo VAG. E foi o que o João fez, sem olhar a meios nem a custos. Começamos logo por «babar» para os bancos Cupra com linhas e letras a vermelho e costas pintadas da mesma cor exterior. Confortavelmente instalados, colocamos o cinto também ele com pespontos vermelhos e agarramos o volante, proveniente do Golf MK7 R, estofado com pele e detalhes a vermelho, com uma excelente pega e um aspecto muito premium. E esse ambiente de qualidade é facilitado pelo interior todo em preto, nomeadamente tejadilho, pilares e todos os restantes plásticos, provenientes da Seat, nomeadamente do modelo Cupra. A manete também vem do topo-de-gama Cupra R e junto à mesma, temos um botão de quatro piscas também em preto. Sim, são estes detalhes que podem escapar ao olho, mas que o João frisou (e bem). Temos ainda pedais e apoio de pé também do modelo Cupra e depois temos algumas peças provenientes da Audi, nomeadamente os difusores das condutas de ar, que são do Audi A3 (versão 8v) e os botões dos vidros, espelhos e comutador das luzes do Audi A5.

      Do ponto de vista da multimédia e do conforto, também houve alterações. Temos um novo rádio android de 9 polegadas, para melhor interface entre os telemóveis, redes sociais e o carro em si, contamos ainda com o sistema de AC Climatronic da versão restyling e toda esta zona central foi pintada num tom cinzento proveniente da Opel. Sim, uma mistura de ingredientes que no geral resultam na perfeição e que são frutos de muitos meses de investimento e pesquisa para que tudo «case» na perfeição sem se tornar abusivo ou muito «folclórico». Um habitáculo cheio de qualidade, boas alterações e cujos pormenores foram pensados não só do ponto de vista dinâmico como no conforto para longas viagens.

       Depois do interior fotografado, era altura de espreitar o tal miradouro do baloiço que por ser sábado, não estava propriamente vazio mas ainda deu para algumas fotos. E em conversa percebemos que este Leon é muito importante para o João, aficionado automóvel que apesar de ter investido muito para tornar este projecto numa referência, não está ainda satisfeito. Não como o Leon, cuja margem de progressão está já limitada para não se entrar no campo do «estragar», mas pelo facto do João gostar de outros modelos e ter como objectivo mudar de rumo no que concerne ao automóvel e ao estilo a seguir. Mas não se preocupem, que virá algo bem interessante. Mas continuemos…

       Bem, pouco há mais a dizer ou, neste caso, escrever. Ah esperem… fotos em andamento!! Sim, gostamos tanto delas quanto vocês. A dinâmica, os reflexos, o arrastar da estrada e o desfoque do fundo é algo que, quando corre bem, se torna fenomenal de apreciar. Especialmente quando temos dois carros para fotografar em conjunto. O final de tarde, dois excelentes projectos e uma autoestrada só para nós… é difícil pedir melhor! E foi com estas imagens gravadas na mente que nos despedimos do João e do Micael já com regresso marcado para mais fotografias, mais almoçaradas e mais convívio. Honestamente, vivíamos disto a vida toda, se pudéssemos e é por isso que voltamos a recordar que iremos anunciar periodicamente idas a determinados locais do país para que possam reservar as vossas sessões fotográficas com um valor ajustado e claro, de forma a todos ganharmos com isso… nós ganhamos experiência e vocês, fotografias das vossas viaturas! Agora é altura de fazer save a este artigo e começar a segunda parte deste dia fantástico.